Atenção, a Comissão Organizadora da III Semana Acadêmica da Educação Física divulga as normas para inscrições em "Oficinas" e "Comunicações Orais".
Convidamos a comunidade discente da graduação e pós-graduação a se inscrever, no intuito de compartilhar conhecimentos produzidos no âmbito do IEF-UFF.
As inscrições para participação e inscrição de oficinas e comunicações orais serão abertas no dia 24/9, através de formulário on-line, no site do evento.
Formato dos resumos para OFICINAS
Devem ser apresentados no
formato de resumo informativo, pela ABNT (NBR6028). O texto deverá ser composto por arquivo padrão Word, papel A4, margens esquerda e superior 3,0 cm, direita e inferior
2,0cm, fonte Arial, tamanho 12, espaço simples entre linhas. Apresentar o título
da oficina em caixa alta, centralizado; dois espaços abaixo, o(s) nome(s) dx(s) proponente(s), seguido(s) da titulação e instituição, alinhados à direita; dois
espaços abaixo, inserir o resumo em português, com no máximo 250 palavras,
escrito em parágrafo único, contendo: objetivo da oficina, público a que se
destina, espaço físico ideal necessário (e possibilidade de uma segunda opção
de espaço, se possível), número máximo de vagas, material necessário para sua
realização (de responsabilidade dxs professorxs, caso inexista no IEF-UFF);
assim como breve descrição do que se pretende desenvolver durante o período de
2 horas de duração.
Exemplo de resumo para OFICINA
PRÁTICAS CORPORAIS DE
AVENTURA
Carlos Eduardo Gouveia
(Ldo. Educação Física – IEF/UFF)
Ana Luiza Carneiro (Lda.
Educação Física – IEF/UFF)
O objetivo desta oficina é
apresentar a “corrida de aventura” como uma possibilidade de conteúdo para as aulas
de Educação Física escolar, a partir de uma vivência dirigida e adaptada à
escola. A atividade se destina a licenciandxs e professorxs de Educação Física
que atuam na Educação Básica. Para sua realização, necessitará do espaço da
Praça de Desportos do IEF – Campus Gragoatá, especificamente, suas instalações
externas (à exceção do UFFÃO, da piscina, da quadra coberta e prédios de salas
de aula e administração). A atividade disponibilizará no máximo 20 vagas para
inscrições. O material utilizado será disponibilizado pelxs docentes que
ministrarão a oficina. A atividade terá duração de duas horas, nas quais serão
apresentadas: a) a origem desta prática corporal; b) suas características
básicas; c) suas possibilidades de adaptação às aulas de Educação Física
escolar; e d) a vivência de uma corrida de aventura no campus da Educação
Física, no Gragoatá.
Formato dos resumos para COMUNICAÇÕES ORAIS
As comunicações orais
devem versar sobre a temática da III Semana Acadêmica – “Educação Física e
Saúde”. Devem ser apresentadas no formato de resumo informativo, pela ABNT (NBR6028). O texto deverá
ser composto por arquivo padrão Word, papel A4, margens esquerda e
superior 3,0 cm e direita e inferior 2,0 cm, fonte Arial, tamanho 12, espaço simples
entre linhas. Apresentar: título em caixa alta e centralizado; dois espaços
abaixo, os nome(s) dx(s) autor(xs), seguido(s) da titulação, instituição e
órgão financiador (se for o caso), alinhados à direita; dois espaços
abaixo o resumo escrito em parágrafo único, sem tópicos, com no máximo 250
palavras, contendo breve introdução, objetivo(s), metodologia, resultados
(parciais, se o trabalho estiver em andamento), seguido de conclusões ou considerações
preliminares. Um espaço abaixo incluir três palavras-chave.
Exemplo de resumo para COMUNICAÇÃO ORAL
EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE: O
DISCURSO DE SUPERVISORXS DO PIBID-EDUCAÇÃO FÍSICA-UFF
Ingrid Fonseca (Lda.
Educação Física – IEF/UFF)
André Sheik Nóbrega (Ldo.
Educação Física – IEF/UFF)
Esta pesquisa problematiza
a relação entre o componente curricular da Educação Física e a Saúde. O
objetivo foi investigar as representações de docentes supervisorxs do
PIBID-Educação Física-UFF acerca da relação entre a Educação Física escolar e a
saúde. O estudo foi realizado com seis docentes supervisorxs do PIBID,
vinculados às escolas públicas do município de Niterói. Para coleta dos dados,
foi realizada uma entrevista semi-estruturada e a observação participante de um
conjunto de oito aulas do grupo de informantes da pesquisa. Os dados
provenientes do discurso e das práticas pedagógicas dos docentes foram
analisados à luz do referencial da Análise de Conteúdo. Os resultados geraram
três categorias: a) biologização da saúde; b) reprodução da relação de
causa-efeito entre exercício e saúde; e c) lacunas na formação profissional
acerca da abordagem da saúde. Conclui-se que se faz necessária
a promoção de formação continuada desses docentes, além de uma reflexão acerca
da abordagem da saúde de forma ampliada na formação superior em Educação Física.
Palavras-chave: Formação
Profissional, Educação Física escolar, saúde.
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