segunda-feira, 17 de setembro de 2018

4º INFORMATIVO - SEMANA ACADÊMICA DA EF - Normas para inscrições de OFICINAS e COMUNICAÇÕES ORAIS

Atenção, a Comissão Organizadora da III Semana Acadêmica da Educação Física divulga as normas para inscrições em "Oficinas" e "Comunicações Orais".

Convidamos a comunidade discente da graduação e pós-graduação a se inscrever, no intuito de compartilhar conhecimentos produzidos no âmbito do IEF-UFF.

As inscrições para participação e inscrição de oficinas e comunicações orais serão abertas no dia 24/9, através de formulário on-line, no site do evento. 


Formato dos resumos para OFICINAS

Devem ser apresentados no formato de resumo informativo, pela ABNT (NBR6028). O texto deverá ser composto por arquivo padrão Word, papel A4, margens esquerda e superior 3,0 cm, direita e inferior 2,0cm, fonte Arial, tamanho 12, espaço simples entre linhas. Apresentar o título da oficina em caixa alta, centralizado; dois espaços abaixo, o(s) nome(s) dx(s) proponente(s), seguido(s) da titulação e instituição, alinhados à direita; dois espaços abaixo, inserir o resumo em português, com no máximo 250 palavras, escrito em parágrafo único, contendo: objetivo da oficina, público a que se destina, espaço físico ideal necessário (e possibilidade de uma segunda opção de espaço, se possível), número máximo de vagas, material necessário para sua realização (de responsabilidade dxs professorxs, caso inexista no IEF-UFF); assim como breve descrição do que se pretende desenvolver durante o período de 2 horas de duração.


Exemplo de resumo para OFICINA

PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA


Carlos Eduardo Gouveia (Ldo. Educação Física – IEF/UFF)
Ana Luiza Carneiro (Lda. Educação Física – IEF/UFF)


O objetivo desta oficina é apresentar a “corrida de aventura” como uma possibilidade de conteúdo para as aulas de Educação Física escolar, a partir de uma vivência dirigida e adaptada à escola. A atividade se destina a licenciandxs e professorxs de Educação Física que atuam na Educação Básica. Para sua realização, necessitará do espaço da Praça de Desportos do IEF – Campus Gragoatá, especificamente, suas instalações externas (à exceção do UFFÃO, da piscina, da quadra coberta e prédios de salas de aula e administração). A atividade disponibilizará no máximo 20 vagas para inscrições. O material utilizado será disponibilizado pelxs docentes que ministrarão a oficina. A atividade terá duração de duas horas, nas quais serão apresentadas: a) a origem desta prática corporal; b) suas características básicas; c) suas possibilidades de adaptação às aulas de Educação Física escolar; e d) a vivência de uma corrida de aventura no campus da Educação Física, no Gragoatá.



Formato dos resumos para COMUNICAÇÕES ORAIS

As comunicações orais devem versar sobre a temática da III Semana Acadêmica – “Educação Física e Saúde”. Devem ser apresentadas no formato de resumo informativo, pela ABNT (NBR6028). O texto deverá ser composto por arquivo padrão Word, papel A4, margens esquerda e superior 3,0 cm e direita e inferior 2,0 cm, fonte Arial, tamanho 12, espaço simples entre linhas. Apresentar: título em caixa alta e centralizado; dois espaços abaixo, os nome(s) dx(s) autor(xs), seguido(s) da titulação, instituição e órgão financiador (se for o caso),  alinhados à direita; dois espaços abaixo o resumo escrito em parágrafo único, sem tópicos, com no máximo 250 palavras, contendo breve introdução, objetivo(s), metodologia, resultados (parciais, se o trabalho estiver em andamento), seguido de conclusões ou considerações preliminares. Um espaço abaixo incluir três palavras-chave.


Exemplo de resumo para COMUNICAÇÃO ORAL

EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE: O DISCURSO DE SUPERVISORXS DO PIBID-EDUCAÇÃO FÍSICA-UFF


Ingrid Fonseca (Lda. Educação Física – IEF/UFF)
André Sheik Nóbrega (Ldo. Educação Física – IEF/UFF)


Esta pesquisa problematiza a relação entre o componente curricular da Educação Física e a Saúde. O objetivo foi investigar as representações de docentes supervisorxs do PIBID-Educação Física-UFF acerca da relação entre a Educação Física escolar e a saúde. O estudo foi realizado com seis docentes supervisorxs do PIBID, vinculados às escolas públicas do município de Niterói. Para coleta dos dados, foi realizada uma entrevista semi-estruturada e a observação participante de um conjunto de oito aulas do grupo de informantes da pesquisa. Os dados provenientes do discurso e das práticas pedagógicas dos docentes foram analisados à luz do referencial da Análise de Conteúdo. Os resultados geraram três categorias: a) biologização da saúde; b) reprodução da relação de causa-efeito entre exercício e saúde; e c) lacunas na formação profissional acerca da abordagem da saúde. Conclui-se que se faz necessária a promoção de formação continuada desses docentes, além de uma reflexão acerca da abordagem da saúde de forma ampliada na formação superior em Educação Física.

Palavras-chave: Formação Profissional, Educação Física escolar, saúde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário